quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Fama é causa ou consequência?

Olá novamente a todos.

Depois de um período de muitas dificuldades pessoais (que não vêm ao caso) que foram enfrentadas uma de cada vez com fé e cabeça erguida, estou de volta. Mas talvez mais chato do que nunca.

Desde 2002 todo começo de ano traz à baila a questão do BBB. Eu sempre me recuso a escrever sobre o assunto, mas a cada ano que passa a excrescência parece aumentar.

Tenho pensado em muitas coisas e repensado um número maior ainda. A cada dia que passa entendo menos o significado de "ser famoso".


Sempre acreditei que "fama" era consequência e não causa. Fama é consequência de um bom trabalho bem feito. Normalmente MUITO trabalho, muito esforço. Na minha cabeça, a preocupação sempre deve ser primeiro o trabalho, depois o trabalho, terceiro o trabalho e sempre bem feito e bem cuidado. O resto é pura consequência, que vem sem às vezes ninguém pedir: o reconhecimento dos colegas próximos; logo em seguida o reconhecimento do chefe; depois o reconhecimento de outras pessoas estranhas e por fim, talvez, a tal "fama".

Acho ridículo em ambientes corporativos as pessoas que querem aparecer sem entregar resultados. São os "pavões" e as galinhas que cacarejam qualquer ovo que botam por menor que seja. Não mentirei que anos atrás, na imaturidade da juventude, cacarejei alguns ovos - mas sempre baseados em muito trabalho. Dói não ser reconhecido, mas hoje passei a não me incomodar com isso e simplesmente trabalho e faço as coisas funcionarem. Nos últimos tempos tem dado certo.

O que isso tem a ver com BBB? O que leva a maioria das pessoas ao BBB? Dinheiro? Não creio, pois é muito difícil ganhar MUITO dinheiro ali. Acredito que seja a necessidade de aparecer, de ser "famoso". Fama baseada em quê? Em beleza? Sempre aparecerá alguém mais bonito(a). Ter o que dizer? Pffft!

Há um médico neste BBB. O que isso acrescentará em sua carreira? Pelo contrário, a exposição de seu corpo escultural o desacreditará perante seus colegas e talvez entre seus pacientes. Um paciente com problema grave vai querer conscientemente ser tratado por ele ou por um médico "sério e experiente"? O que será mais duradouro ao médico? A carreira de modelo que poderá surgir e será com certeza efêmera (enquanto durar sua beleza ou até aparecer outro homem mais escultural) ou o ofício de Hipócrates, cujos trabalhadores às vezes nem se aposentam, trabalhando até o final da vida?

Eu disse que estou chato, não disse? E pior, julgando. Não deveria.

Mas o pior foi a tal jaula de vidro. Pelo amor de Deus, expor pessoas como bichos exóticos de zoológico... nenhuma palavra, por pior que seja consegue expressar meu asco perante tal ignomínia! Pior do que quem criou isso é quem se submete. Sinceramente tenho pena dessas cinco almas que se sujeitaram a tal degradante espetáculo. Mas não é de minha conta. O pior é o estímulo a quem está de fora, que acha tudo isso "legal" e normal. Gente, não é!

A Fama deve ser alicerçada por muito trabalho. A Fama pela fama não dura, se esvai feito o orvalho na manhã da primavera. Alguns, contados nos dedos de UMA mão se mantém na mídia graças ao talento. E o resto? Acho triste a criatura ser alcunhada como "ex-BBB" pelo resto da vida...