Não devia meter a colher em assuntos tão longe do meu alcance, mas política fascina... além do mais, estamos prestes a ver novamente um fenômeno que aconteceu em Fortaleza em 2004.
Saiu hoje uma pesquisa de intenção de votos para governador de São Paulo. O Alckmin Chuchu aparece bem na frente. O petista melhor colocado na pesquisa foi o correto Eduardo Suplicy, que obteve 19% das intenções (nessa situação, Alckmin conseguiu 49%).
Quando o nome de Suplicy foi trocado por El Bigodón Aluízio Mercadante, este obteve meros 13%, enquanto o picolé de chuchu ganharia de goleada em pleno primeiro turno, com 53% dos votos.
Solução fácil, né? É só colocar o Suplicy como candidato. Seria, mas na vida real as coisas funcionam de forma diferente. Lula e o PT-SP NÃO querem ver Suplicy nem pintado de ouro!!!! Preferem perder com Mercadante do que ganhar com o correto senador.
Motivo: as verdades incômodas e inconvenientes disparadas pelo ex da Marta durante todos os oito anos do governo Lula. O barbudão chegou a comentar várias vezes que, embora Suplicy fosse do PT, muitas vezes era mais opositor do que o próprio PSDB.
E como sabemos que o PT-SP é formado essencialmente pela quadrilha do mensalão, aí é que as chances de Suplicy diminuem...
O problema é que Mercadante JÁ foi candidato a governador em 2006 e sofreu uma derrota vexaminosa pro Serra, graças às trapalhadas dos aloprados petistas com seu dossiê falsificado. Dossiê este que empurrou Lula para o segundo turno. Recordar é viver, né?
Agora, alguns pontos interessantes:
1) Alckmin foi candidado, em 2008, à prefeitura de São Paulo. Começou beeem na frente e terminou num vergonhoso terceiro lugar. Quem venceu foi o prefeito-tampão Kassab, que começou a disputa com magríssimos 3% dos votos;
2) Em 2004, a nossa detestável Loira Luizianne foi à luta contra tudo e contra todos (Lula, Dirceu, PT nacional) e vestida com a roupa de "coitadinha enjeitada", chegou à vitória. Se Suplicy usar o mesmo modelito, suas chances tendem a crescer muito.
3) Ruinzianne é muito amiga de Suplicy. Certamente já telefonou para ele e disse: "eu sou você amanhã. Insista, passe por cima de todos - veja meu exemplo!". Esperemos, logicamente, que as qualidades administrativas do senador paulista sejam MUITO diferentes daquelas que a loira detém...
3) O homem é um dos senadores mais respeitados do congresso. Acho que para alguns, honestidade e honradez ainda valem alguma coisa. Isso, se o sujíssimo PT-SP deixar...