quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Chevrolet Cruze chegou. Quem tem coragem?

Finalmente a Chevrolet lançou o Cruze.


Quando um carro é lançado, normalmente há três tipos de consumidores interessados.

O primeiro é formado por deslumbrados que rasgam dinheiro que adoram desfilar em novidades para serem vistos pelos outros.

O segundo é formado por fãs da marca, que vão comprar independente de que preço seja cobrado.

E o terceiro é formado pelos que sabem que a novidade vai chegar e vão conhecer o produto. Se o custo x benefício for bom, as vendas do carro explodem.

A Chevrolet está fazendo uma aposta arriscada. O Cruze está custando a partir de 67 mil (o mesmo que o Corolla) e mais que a concorrência inteira (inclusive os caríssimos - pelo que oferecem - Honda Civic e VW Jetta). A versão Top do novo carro custa  mais de 85 mil.


Apostando no fator novidade e nos eternos viúvos de Opala, Monza e Vectra dos anos 90, a Chevrolet tem certeza que o carro vai vender feito pão quente, ainda mais porque o carro é o mais vendido nos EUA. Só que lá o carro é mais barato que a concorrência.

Detalhe: o fator novidade significa que os primeiros compradores serão cobaias da marca. O motor Ecotec com seis marchas é moderno, mas estará livre de defeitos típicos de inadequação à realidade brasileira? Volkswagen (você conhece, você confia?) sofreu com o novo Gol, lembram?


O Corolla é caro, mas não quebra. Quem compra o japonês sabe que além de um carro seguro, o valor de revenda é lá em cima. Renault, Peugeot e outros não tem a mesma fama e por isso apostam em carros ultra equipados com preços mais baixos.

Enfim, o bom senso mandaria os americanos apostarem em preços mais baixos (inicialmente) para surrupiar os consumidores dos japoneses, mas eles tem certeza de que o carro "se garante". Já vi este filme antes, lembram do Fiat Linea, que chegou custando o mesmo que o Corolla e virou mico?


O Jetta chegou custando caro e nos primeiros meses vendeu bem. Mas hoje suas vendas caíram. Depois que todos os viúvos do Santana compraram a novidade, pra quem vai vender?

Sei não, Chevrolet. Espero que sua turma de Marketing seja formada por gênios (conseguiram transformar o Agile em best seller, então conseguem qualquer coisa? O raio vai cair duas vezes no mesmo lugar?)

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