sábado, 16 de julho de 2011

Volkswagen: uma no cravo, outra na ferradura...

Qualquer estudante de marketing sabe que custa muito menos manter um cliente fiel do que perdê-lo e tentar reconquistá-lo. Mas algumas montadoras brasileiras esqueceram disso.

A Chevrolet mandava e desmandava no segmento de sedãs médios com Monza e Vectra. Cochilou, viu Toyota e Honda tomarem de conta do mercado e quando tentou reagir, seu Astrão, digo, Vectra de 2005 não teve a menor chance.

Pior foi a Volkswagen, que tinha no Golf o sonho de consumo e de luxo de qualquer consumidor de carros Hatch. O emblema alemão não foi suficiente para impedir que o Hyundai i30 derrubasse a porta do mercado a pontapés e roubasse toda a clientela que adorava o Golf há dez anos. Sim, mas nós temos o Golf ainda! Sim, o MESMO fabricado há 13 anos, só fizeram uma gambiarra na frente e traseira (mecânica e interior estacionaram no tempo).

Na Internet, rolam estas duas projeções do sétimo Golf (contagem europeia, claro) para 2013. Dizem que vai comer o rabo do i30 com terra e tudo. Agora vai?



Parece que os alemães resolveram acordar e planejam trazer ao Brasil (juntamente com a Europa) a sétima geração do Golf. Nem se anime, ele não será fabricado aqui, mas sim no México. Se serve de consolo, pelo menos um Golf totalmente novo vai chegar.

Por outro lado, nem gambiarra tiveram coragem de fazer no Polo. Embora na Europa já rodem novíssimos Hatch e Sedan, aqui no Brasil simplesmente resolveram simplificar o parachoque. Só? Só. E nada mais.


O Polo Hatch já não vende quase nada. O sedã vende menos que Linea e City, talvez até o New Fiesta Sedan venda mais. E olhe que o novíssimo Siena ainda não chegou, nem o coisa-feia Sedã da Chevrolet (sim, o Cobalt que será o Agile Sedã).


Então, dona Volks, vai vender polo pra quem??? Queria ter a visão privilegiada de mercado dos alemães, o que será que eles vêem que não vejo? Teria sido melhor deixar como está, não é? O parachoque atual (em formato de "v" é bem mais interessante).


Por outro lado, há quem diga que essas mudanças (?) seriam para ganhar tempo enquanto não chega um Polo novíssimo junto com a Europa. Duvido. Abaixo, fotos da novíssima linha Polo europeia (o hatch roda lá desde 2009). Ao ver estas fotos, você vai se lembra do Fox (que usa a belíssima frente do Polo Europeu).



Nenhum comentário:

Postar um comentário