terça-feira, 24 de novembro de 2009
2010 está chegando - Parte 02 - José Serra
Engana-se quem pensa que José Serra seria uma volta ao passado negro dos neoliberais.
Serra sempre esteve à esquerda de FHC. Digam o que quiserem do bicho feio, mas o homem tem personalidade. É um dos políticos mais implacáveis e organizados de nossa era. As más línguas dizem preferir o Lula ao Serra, por que este é mais imprevisível e incontrolável do que o barbudo. E isso é verdade.
É muito difícil decifrar uma pessoa fria, que oculta os sentimentos e age com o máximo de senso prático - certa vez, uma favelada quis fazer pedidos a ele, que tentou ser gentil, pedindo que ela mandasse um e-mail para ele... há dez anos.
Vamos organizar as idéias do post.
Por que ele pode ganhar:
Por estar na frente. Se mantiver a tendência. Apesar de ter perdido 15 pontos percentuais em um ano (de acordo com a última pesquisa), ele ainda está na frente.
Serra também é conhecido por ser um ótimo gestor. Ele não é uma usina de novas idéias, mas costuma coletar idéias interessantes, porém emperradas - o melhor exemplo disso foi o medicamento genérico. O que Serra sabia de Saúde? Nada, mas sabia gerenciar.
E Serra não seria uma volta ao neoliberalismo - ele mesmo, durante o governo FHC foi contra uma série de medidas tomadas pelo Fernandinho e chegou a ficar na geladeira um tempo. Serra tem idéias próprias e alguns malvados dizem que os grupos econômicos temem mais a Serra do que ao próprio Lula, coisa que não duvido. Serra tem personalidade - para o bem e para o mal.
Por que ele pode perder:
Se não assumir logo a candidatura. O fogo é amigo e vem do próprio PSDB, que deveria ser um ninho de cobras, e não de tucanos. Aécio Neves tá doidinho pra ser candidato e torpedeia o Serra pela mídia quase todos os dias. E quase todos os tucanos preferem o neto do Tancredo por acreditarem - com razão? - de que o mineiro é mais fácil de controlar que o vampiro brasileiro. Sei não... o sorriso sedutor pode ser uma armadilha tão perigosa quanto a frieza glacial.
Serra é antipático - a Dilma também é, mas o cabo eleitoral dela é o Lula. E por mais que diga e faça, sempre vai ter a sombra mortal de FHC pairando por cima. O projeto neoliberal foi longe demais e enterrou todas as chances de qualquer um do PSDB nos próximos 10 anos. As más linguas dizem que Lula ganhou em 2002 não por seus méritos, mas sim por conta da ruindade do governo FHC - nem o Serra quis o apoio do Fernandinho, lembram?
Para completar, Serra disse e fez muita bobagem no passado. Até hoje não se livrou da história de que odeia nordestinos e que só tem olhos para os paulistas (ah, isso é verdade). No mais, Serra é vocacionado para a ditadura, já estou vendo muita coisa sendo abafada (se bem que o petismo enterrou todas as cpi's que pôde). Não sei se a ditadura de Serra seria pior que a de Dilma ou a de Ciro - estes seriam ditadores estourados, enquanto o Serra faria a linha fria...
Veredicto:
Serra tem que assumir de vez se vai embarcar na duvidosa canoa eleitoral da presidência ou se vai ficar no tranquilo transatlântico da reeleição para o governo paulista. Se a candidatura for para presidente, tem que botar o bloco na rua o quanto antes. Seus inimigos estão todos dentro do próprio PSDB. Digam tudo do homem, mas ele é competente. O problema, claro está nas companhias...
Se ele ficar com medo e optar por continuar no governo paulista, sua vida não será tão fácil: a turma petista já colocou um carrapato chamado Ciro Gomes na posição de anti-serra no governo de SP. Ciro pode até não ganhar, mas que vai infernizar a vida de Serra com sua língua viperina e mal-educada, com certeza vai!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário