terça-feira, 24 de novembro de 2009
2010 está chegando - Parte 4 - Aécio Neves
Aécio Neves, neto de Tancredo Neves, pode ser a grande zebra de 2010. Supondo, claro, que o PSDB tenha coragem de lançá-lo...
Poucas pessoas conhecem o neto de Tancredo. Dizem que faz uma excelente administração no governo de Minas Gerais - e dizem também que a imprensa de lá é censurada, amarrada e amordaçada num nível que nem Tasso Jereissati teve coragem aqui no Ceará.
O cara é simpático, vive passeando na night do Rio de Janeiro, pega todas as gatas e foge de casamentos (o cara não é viado, tem filha adulta e tudo mais). Além disso, o povo adora uma novidade. É nesse ponto em que Aécio se agarra com todas as forças. Ninguém notou que ele é aliado de FHC, nem tem a rejeição horrorosa possuída pelo Serra.
Agora, vamos organizar as idéias deste post.
Por que ele pode ganhar:
Como já foi dito, o grande público não tomou conhecimento da existência de Aécio Neves. O cara ainda por cima é pra lá de simpático e carismático. Como ele ainda não tem rejeição, o resultado é um só: sua tendência é crescer.
Não acompanho de perto as notícias de Minas Gerais, mas falam que ele administra o governo de lá do mesmo jeito que um empresário administra uma multinacional. Focando em resultados, cortando custos e até pagando algo do tipo "participação nos lucros" a algumas categorias de funcionários públicos. O governo mineiro é superavitário.
Além de tudo é neto da maior promessa não-realizada da nossa política: Tancredo Neves. Imagino essa relação na mão de um bom marketeiro - não esqueçam o quanto o povo brasileiro é sentimental...
Por que ele pode nem disputar a eleição:
Tá, ele é desconhecido. Está roçando o andar de baixo das pesquisas. Quem garante que isso vai mudar? Por que encostar um Serra com mais de 30% de aprovação para dar as mãos a um Aécio em torno dos 12%? Para alguns é muito, muito muito arriscado... Quantos já tentaram e não conseguiram superar a barreira do desconhecimento?
Para completar, José Serra não subestima ninguém. Não vai abrir mão para Aécio sair candidato. Mas até agora ninguém sabe se Serra será mesmo candidato. Pelo menos nós, pobres mortais, porque os que compartilham de sua intimidade sabem que o Vampirão não quer outra coisa...
Há mais um detalhe: embora seja neto de uma das maiores e mais felpudas raposas políticas de nossa história, Aécio não parece ter herdado toda a mineirice política do avô. Por que permaneceu no PSDB, verdadeiro covil de cobras travestidas de tucanos, quando poderia ter se filiado ao PMDB?
Alguns dizem que, na verdade, a melhor coisa que Aécio fez foi NÃO entrar no PMDB, que Aécio escapou de uma verdadeira canoa furada. Metade do PMDB quer ir de Dilma, a outra metade quer ir de Serra e todos fingiam que queriam ir de Aécio. Lembram que Garotinho caiu no conto do vigário do PMDB em 2006 e nem greve de fome adiantou? Lembram do engodo que fizeram com Itamar Franco em 1998?
Veredicto
Aécio não quis correr o risco e preferiu ficar com as cobras que já conhece. Está no direito dele. Mas sair batendo de frente com José Serra não é a melhor aposta, pois o paulista Serra hoje age de forma mais mineira que o neto de Tancredo - Serra é o rei dos bastidores.
Muitos analistas políticos dizem que essa história toda de candidatura presidencial é cortina de fumaça para Aécio se tornar mais conhecido - ele já tem bem definido do plano de concorrer ao Senado agora em 2010. Ele é novo, pode esperar por 2014 ou mesmo por 2018 - o Senado seria excelente para adquirir projeção nacional e teoricamente esta seria a última eleição presidencial de Serra (jura?)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Se ele vai ser presidente eu nao sei,so sei que ele é um gatooooooooooooo.
ResponderExcluir