Pronto, eis a candidata dos órfãos da esquerda e daqueles que ainda não desceram do muro de Berlim...
Estava louco para analisar a candidatura da Marina Silva e me deliciar tocando o terror na esquerda. Daqui a algumas linhas vou esculhambar a Heloísa Helena, lógico. Mas Marina é Marina. Marina deve ser respeitada. Marina é gente. Marina é o exemplo de que o pobre pode dar certo na vida, se estudar, se lutar, se correr atrás. Um exemplo de superação, inegavelmente.
Vamos organizar as idéias deste post:
Por que Marina empolga:
Mas que mulher fascinante e inteligente. Possui personalidade, brigou de frente com a Dilma lutando por aquilo que acredita - que nenhum desenvolvimento econômico justifica devastação de ecossistemas. Não sei qual das duas estava com a razão, mas quando Marina percebeu que não iria vencer a briga, caiu de pé e ainda saiu atirando.
Lula ficou muito p****, mas aguentou calado. A eleição de 2010, que parecia a disputa entre os lados branco e negro da Força, agora ganhou a possibilidade de ter um segundo turno. Até Ciro Gomes, que tinha desistido da eleição, deu novamente o ar de sua graça e a sucessão, aparentemente saiu do controle de Lula e do PT. Isso é bom para a democracia, por menores que sejam as chances de Marina Silva.
E a agenda ambiental agora está na moda. Essa é uma bandeira que ninguém toma da Marina (alguém acredita em Lula ou Serra defendendo o meio-ambiente? kkkkkkk!!!!). Talvez o Gabeira, se tivesse coragem... mas ele tem juízo na cabeça e vai disputar o senado pelo RJ. A juventude adora essas bandeiras utópicas e tenderá a ficar do lado dela, juntamente com todo o entulho esquerdista existente no mercado... e mesmo sem futuro, a esquerda ainda faz barulho e empolga. Isso não pode ser desconsiderado.
Por que ela vai perder:
Acabei de falar acima. Ninguém aguenta mais as utopias esquerdistas em pleno 2009. Parem de reclamar e comecem a trabalhar! Ninguém muda mais o mundo. Nós é que fazemos nosso futuro através do nosso trabalho.
Até Heloísa Helena percebeu que tem mais o que fazer da vida e tentará voltar ao Senado por Alagoas. Tudo bem que a cangaceira alagoana vai apoiar Marina, mas acredite, tem louco no PSOL que quer lançar candidatura própria - lógico que desses desvairados não tem a menor chance, mas deixa só a Marina subir uns três pontinhos no Ibope que o mundo vai se acabar: as chantagens do sistema financeiro vão derrubar a bolsa, subir o dólar e por aí vai...
Pra completar, a crueldade do Brasileiro, que não gosta de gente como ele - feia e pobre. Achava ridículo minha avó criticar o Lula por isso - o Lula era gente comum como ela. Marina será o prato cheio dos caricaturistas. Tudo bem que Dilma também não é uma miss, mas será que o Brasil está preparado para ter uma... digamos... (como falar isso sem ser politicamente incorreto?)
Veredicto:
Não tem a menor chance. Tudo bem que ela não é tão louca e radical quanto a Heloísa Helena, mas sofre a mesma predestinação daquela: não ganha, se ganhar não assume, se assumir não governa, se governar não chegará ao final do mandato - a não ser que faça como Lula e abra mão de suas convicções em nome da tal "governabilidade".
A entrada de Marina Silva na disputa foi excelente para o processo democrático, fez um bem danado à democracia e criou o fato novo que estávamos precisando. Pena que perderemos - por quatro anos - uma excelente senadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário