quarta-feira, 11 de maio de 2011

Quando os pais matam os próprios filhos

Muitas variáveis definem o sucesso ou o fracasso de um determinado modelo de automóvel. Mercado, preço, concorrência, sorte, azar, a posição da lua no dia do lançamento e por aí vai...

Mas acreditem, existem carros que parecem ser boicotados pelas próprias montadoras, que por visões equivocadas de mercado, transformam seus modelos em micos... ou coisa pior.

Não existe carro ruim. Nem o Celta, nem o troço Agile - o que existe é posicionamento errado de mercado. Tipo gente que quer parecer o que não é...

Tenho uns exemplos atuais, tirem suas próprias conclusões.

"New" Ford Fiesta Sedan


É caro, muito caro para um "Fiesta" (dar 50 mil reais num Fiesta por mais que seja novo?). Mas pior do que isso é não encontrá-lo em concessionárias e quando isso acontece, ver o modelo escondido nos fundos do showroom... realmente como vender um carro se ninguém sabe que ele existe? E ainda por cima caro? O carro vem do México, a fábrica de lá não produz o suficiente pra exportar pra cá?

Em breve virá o Hatch, esperemos que a Ford traga o modelo em quantidades condizentes com as pretensões de venda. Trazer um carro pra vender a conta-gotas, é melhor que nem traga. O belíssimo modelo não merecia isso.

Fiat Bravo


Bonito ele é. Mas design marcante não é suficiente quando a concorrência também vende coisa bonita, tecnologicamente melhor e custando menos. Fala sério, nas concessionárias de Fortaleza o preço mais barato do novo Fiat é R$ 60 mil.

Enquanto isso, na concorrência, temos o Focus custando cinquenta e poucos e pior... Hyundai i30 completo de tudo com motor 2.0 e interior mais moderno também custando menos. Detalhe: Focus e i30 possuem câmbios automáticos "de verdade" enquanto a Fiat insiste com a mentira chamada Dualogic que não me convenceu (sim, já dirigi um Dualogic)...

Fiat Linea

Dona Fiat, depois de ter carros belíssimos que viraram sinônimo de fracasso e dor de cabeça (Marea e Tempra, respectivamente) deveria ter mais cuidado ao lançar um sedan top de linha. Adivinhem o que os italianos fizeram? Lançaram uma versão sedan do Punto(!) custando o mesmo preço do Corolla e do Civic. Resultado? Fracasso. Detalhe: os japoneses usam câmbio automático de verdade enquanto o italiano veio com a gambiarra do Dualogic...

Logicamente o belíssimo sedan italiano encalhou nas lojas. A Fiat esperava vender uns 2.500 carros por mês, comemora quando vende 800. Posicionamento de preço equivocadíssimo. Teimaram, não baixaram o preço e o Linea foi virando mico. Hoje até que está mais barato, mas o estrago está feito. A beleza do carro não merecia isso.

Chevrolet Vectra GT


Pegaram o substituto do Astra na europa e lançaram aqui com o nome de Vectra, evidentemente custando (bem) mais. Em 2007 lançaram o modelo custando a partir de 60 mil com a MESMA mecânica do bom e velho Astra - só a carroceria era nova. A concorrência foi impiedosa e o mercado não perdoou.

Resultado? Fracasso. Se a Chevrolet esperava que o povo deixasse de comprar o Astra para comprar a novidade, caiu do cavalo, pois os compradores continuaram comprando o velho modelo e quem queria coisa nova foi visitar os concorrentes. Um carro muito bonito, que deveria ter sido lançado com o nome - e preço correto: Astra. Mas a ganância foi demais e o carro vai morrer ainda em 2011, prematuramente... perigando o velho Astra ainda continuar!

Um comentário:

  1. Esse New Fiesta é até bonito. O que estraga é a desproporção que há na parte traseira. Muito para-lama para pouco aro nas rodas!

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