Mas acreditem, existem carros que parecem ser boicotados pelas próprias montadoras, que por visões equivocadas de mercado, transformam seus modelos em micos... ou coisa pior.
Não existe carro ruim. Nem o Celta, nem o
Tenho uns exemplos atuais, tirem suas próprias conclusões.
"New" Ford Fiesta Sedan
É caro, muito caro para um "Fiesta" (dar 50 mil reais num Fiesta por mais que seja novo?). Mas pior do que isso é não encontrá-lo em concessionárias e quando isso acontece, ver o modelo escondido nos fundos do showroom... realmente como vender um carro se ninguém sabe que ele existe? E ainda por cima caro? O carro vem do México, a fábrica de lá não produz o suficiente pra exportar pra cá?
Em breve virá o Hatch, esperemos que a Ford traga o modelo em quantidades condizentes com as pretensões de venda. Trazer um carro pra vender a conta-gotas, é melhor que nem traga. O belíssimo modelo não merecia isso.
Fiat Bravo
Bonito ele é. Mas design marcante não é suficiente quando a concorrência também vende coisa bonita, tecnologicamente melhor e custando menos. Fala sério, nas concessionárias de Fortaleza o preço mais barato do novo Fiat é R$ 60 mil.
Enquanto isso, na concorrência, temos o Focus custando cinquenta e poucos e pior... Hyundai i30 completo de tudo com motor 2.0 e interior mais moderno também custando menos. Detalhe: Focus e i30 possuem câmbios automáticos "de verdade" enquanto a Fiat insiste com a mentira chamada Dualogic que não me convenceu (sim, já dirigi um Dualogic)...
Fiat Linea
Dona Fiat, depois de ter carros belíssimos que viraram sinônimo de fracasso e dor de cabeça (Marea e Tempra, respectivamente) deveria ter mais cuidado ao lançar um sedan top de linha. Adivinhem o que os italianos fizeram? Lançaram uma versão sedan do Punto(!) custando o mesmo preço do Corolla e do Civic. Resultado? Fracasso. Detalhe: os japoneses usam câmbio automático de verdade enquanto o italiano veio com a gambiarra do Dualogic...
Logicamente o belíssimo sedan italiano encalhou nas lojas. A Fiat esperava vender uns 2.500 carros por mês, comemora quando vende 800. Posicionamento de preço equivocadíssimo. Teimaram, não baixaram o preço e o Linea foi virando mico. Hoje até que está mais barato, mas o estrago está feito. A beleza do carro não merecia isso.
Chevrolet Vectra GT
Pegaram o substituto do Astra na europa e lançaram aqui com o nome de Vectra, evidentemente custando (bem) mais. Em 2007 lançaram o modelo custando a partir de 60 mil com a MESMA mecânica do bom e velho Astra - só a carroceria era nova. A concorrência foi impiedosa e o mercado não perdoou.
Resultado? Fracasso. Se a Chevrolet esperava que o povo deixasse de comprar o Astra para comprar a novidade, caiu do cavalo, pois os compradores continuaram comprando o velho modelo e quem queria coisa nova foi visitar os concorrentes. Um carro muito bonito, que deveria ter sido lançado com o nome - e preço correto: Astra. Mas a ganância foi demais e o carro vai morrer ainda em 2011, prematuramente... perigando o velho Astra ainda continuar!
Esse New Fiesta é até bonito. O que estraga é a desproporção que há na parte traseira. Muito para-lama para pouco aro nas rodas!
ResponderExcluir